Perdas e ganhos são comuns na vida. Em novembro muito comuns ocorrerem algumas perdas significativas e irreparáveis, que nos pegam de jeito e fazem estragos. Mas seria o mês ou o balanço que insistimos em fazer nesta época do ano em que percebemos que o mesmo está se esvaindo e que muitas coisas que planejamos não deram certo ou de repente nem saíram do papel?
Em suma, o mês de novembro geralmente carrega um fechamento de ciclos que necessitam serem realmente encerrados para que se possa iniciar o planejamento do novo ciclo que será traçado para o próximo ano, em meio a isso preocupações e um movimento de querer dar logo fim aquilo que realmente não funcionou. Mas será este o caminho? Será este o caminho que você deve trilhar, uma sequência de erros fruto daquilo que não foi concretizado? Não! O caminho está em buscar uma nova forma de fazer balanços em sua vida, em recomeçar a partir daquilo que não deu certo e iniciar uma nova etapa onde o "erro" também é um resultado, nem sempre vai ser favorável, mas faz parte do trajeto.
Talvez o feriado de finados logo no início do mês nos traga uma série de pensamentos negativos e reflexivos acerca daquilo que não foi feito ou que não ocorreu como queríamos, mas lembremos que também neste mês tem Ação de Graças que tem sido celebrada em mais partes do mundo e isso nos dá ânimo e renovo para pensar que coisas ruins acontecem e muitas vezes são involuntárias e temos de buscar meios de contornar tudo isso porém algumas coisas dependem de nossa vontade e outras são alheias à ela.
Este ano em pleno dezembro de 2022, reapareço aqui para falar sobre o "Adeus a novembro" que foi tema da minha última postagem. Curioso isso não? Sinal de que algo não saiu como planejado e que o caminho foi bem tortuoso ao longo dos últimos meses, não sobrando tempo para digitar algumas linhas. Então é isso, tudo que tem que acontecer vai dar sinais muito antes de começar a acontecer, por isso estejamos atentos, mas não nos martirizemos por aquilo que não podemos dominar e mudar, mesmo que queiramos mudar os erros e consequências de nossas escolhas, vai ter sempre algo que não conseguiremos mudar.