A busca pela liberdade é algo que deve surgir de dentro, com o intuito de destruir as barreiras que lhe são impostas. Mas ser livre também deve ser um estado permanente, pautado de desapego e tudo que retrocede seu caminho nesta vida.
Evitamos os problemas, quando deveríamos buscar meios de vencê-los. Sim, as barreiras são fortes e violentas, e demandarão muita força para que sejam derrubadas. Ser livre é lutar, de forma constante na busca de objetivos.Pensar que liberdade é ter muito dinheiro, não é; pensar em ter muitas posses não é, pensar em ser um chefe poderoso, muito menos. Liberdade antes de tudo é ser o responsável por si mesmo, é ser feliz com o pouco dinheiro, é amar sem cobrar correspondência, é prudência para ser você mesmo, é ter a certeza de que, por mais estanho que você possa parecer aos olhos dos outros, o fato de sua personalidade ser autossuficiente e livre de fatores alheios, é um grande passo para sua verdadeira liberdade.
Escravos, mulheres, vítimas da ditadura, índios, trabalhadores em geral, entre tantos personagens de grandes revoluções por liberdade, conquistaram por meio de anos e anos de luta, seus direitos , com trabalho e esforço, hoje são livres. Mas será uma liberdade real, plena? Será que não existem prisões sem grades? Sim, é nítido que existem, como as geradas pelo preconceito e discriminação, mas a verdadeira liberdade interna, do empoderamento, será sempre superior a qualquer grade física ou imaginária.
A conquista da liberdade plena, talvez nunca seja uma verdade absoluta, pois muitos pensadores tem opiniões diferentes acerca deste tema, mas enquanto houver neste mundo capacidade suficiente para se libertar internamente de tudo que te leva ao sofrimento, ao desgaste, você terá poder suficiente para se considerar livre. A compreensão é uma forma interessante de buscar a liberdade, compreender a si mesmo e ao próximo. Respeito as diferentes formas de pensamento são essenciais.
Se você é escravo do tempo, do trabalho, de compromissos, de rotinas, de desejos, vícios, de obrigações, de contratos,um amor não correspondido, de escolhas mal feitas, reconhecer isso lhe fará muito bem, para se libertar, talvez o melhor é saber compreender o que te faz mal, pois o que te faz mal não te torna livre, e usar o que te faz mal como uma força maior para lutar.
Liberdade exige escolhas, escolhas nem sempre serão as certas, então , não seja refém delas. Seja livre o tempo todo, seja livre de verdade. Viva toda a liberdade...
Nenhum comentário:
Postar um comentário