sábado, 11 de junho de 2016

A Sopa de Pedra, e os seus melhores ingredientes diante da vida

Pois é o friozinho que o inverno de junho trás, a carência aumenta, a fome aumenta, o sono aumenta, a preguiça aumenta, nem tudo de bom , mas nem tudo ruim, me faz lembrar uma história que minha mãe contava em minha infância, a qual vou tentar resumir aqui... 

Era uma vez um viajante que percorria o mundo, e percebeu que sua comida estava no fim, então, ele pegou uma pedra e parou em uma casa, e enganou os moradores dizendo que iria fazer uma deliciosa sopa de pedra,os moradores foram convencidos sobre tal intento. O viajante pediu uma panela e colocou a pedra e encheu de água,e solicitou que saíssem e o deixassem cozinhar a sopa. Algum tempo depois, os moradores da casa ansiosos, perguntavam se estava pronta, mas ele começou a pedir ingredientes como salsinha, cebolinha, algumas batatas entre outros, e foi colocando junto a pedra, que aparentemente cozinhava. Algum tempo depois, ele retirou a pedra e a escondeu, e disse que a maravilhosa sopa estava pronta.  A sopa foi  servida aos moradores que  juntamente com o viajante saborearam aquela deliciosa refeição. Os donos da casa acreditaram que estavam comendo sopa feita de pedra, mas que na verdade era feita dos ingredientes que eles mesmos deram ao viajante. E a notícia se espalhou e o viajante continuou fazendo a sopa de pedra por onde andava, se alimentando e alimentando aos outros com os próprios ingredientes que forneciam. 
O viajante desta história utilizou-se da esperteza para conseguir seu alimento, ao enganar as pessoas, e fazê-las acreditar que uma pedra mágica era responsável por aquela deliciosa sopa, ao invés de dizer que ele sabia fazer uma maravilhosa refeição,mas que precisaria dos ingredientes para fazê-la pois estava com fome e não tinha os mesmos. Mas será que apenas a palavra dele iria convencer as pessoas a deixarem o forasteiro entrar, utilizar suas vasilhas, e seus ingredientes para fazer uma sopa que seria servida aos donos da casa e a ele mesmo? Será que se tivesse dito a verdade, não seria criticado e até mesmo expulso cada vez que batesse em uma porta? Será que a sopa sem a pedra causaria a mesma sensação de euforia e interesse das pessoas? 
Tantas perguntas e várias respostas que podem ser dadas, tantas reflexões também. Será que vale a pena enganar aos outros em busca do que precisamos? Na realidade as mentiras um dia vem à tona, e as verdades surgem. O viajante poderia ter utilizado a seguinte expressão: "Eu sei fazer uma deliciosa sopa, mas preciso que me doem panelas e os ingredientes, para que eu possa preparar e depois saboreamos juntos." Mas por outro lado, será que as pessoas erraram ao esperar que uma pedra mágica fosse capaz de tal feito? Ou mesmo por não questionarem a veracidade da informação do viajante.
A meu ver, em nossas relações as pessoas muitas vezes deixam de acreditar em si mesmas, por influências alheias, e muitas vezes não acreditam em seu próprio potencial. Por outro lado, julgamos muito uns aos outros quando buscamos uma parceria de trabalho, de negócios, e quando temos uma ideia que gostaríamos de compartilhar com alguém que seria a pessoa certa para realizar tal feito. O que mais se vê, são pessoas jogando pedras umas as outras, sem conhecer, sem entender, pelo simples fato de achar que todos são aproveitadores, espertalhões e utilizam uns aos outros como "escadas" para concretizar projetos e ambições. Há quem diga que toda amizade tem um interesse por trás, talvez sim, talvez não. Talvez o maior interesse seja a amizade mesmo, aí cabe a pergunta: O que é amizade? 
 Mas voltemos a pedra, voltemos as pedras que são jogadas por todos os lados. Ao invés de jogar pedras, ou tentar fazer as pessoas acreditarem em suas pedras mágicas, que tal juntar e construir algo verdadeiro com as pedras que encontramos em nossas vidas. Acredito que a moral da história, não é ser esperto e aproveitar das situações e sim descobrir a melhor receita que você carrega e que pode e vale a pena ser compartilhada... 







Uma outra versão da história pode ser encontrada no link a seguir: http://eraumavez.kazulo.pt/6017/a-sopa-de-pedra.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário